A pandemia da COVID- 19 foi decretada no ano de 2020 pela Organização Mundial de Saúde, tendo sido encontrada em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan na China, e logo se tornou uma pandemia contribuindo para a morte de milhares de pessoas no mundo. Contudo, a pandemia acabou ocasionando muitos problemas de saúde, além de aumentar a desigualdade social e vulnerabilidades econômicas. Nesse sentido, se faz importante a contribuição do Assistente Social que apesar das dificuldades encontradas em sua prática cotidiana, contribuiu de forma significativa no combate as desordens geradas pela pandemia as milhares de famílias que vivem à margem do
capital. Esse trabalho teve o objetivo de realizar um levantamento bibliográfico através de publicações cientificas artigos, livros e sites sobre o papel do profissional de Serviço Social na pandemia do COVID 19 através de consultas a bases de dados CAPEM, Scielo e LILACS, utilizando os descritores: serviço social; pandemia; assistente social. De acordo com os resultados pode-se perceber que ainda é muito pequeno o número de estudos realizados acerca do tema proposto. Esses números podem ser considerados em razão da Pandemia da COVID -19 ainda ser recente.
Apesar disso, podemos concluir que o profissional de Assistência Social tem e teve um papel fundamental e estruturante na vida das pessoas, para a garantia de todos os direitos sociais.