O presente artigo apresenta a discursão sobre “Professores e a Educação Inclusiva: desafios e possibilidades”, busca ressaltar a importância da educação inclusiva no contexto escolar, a formação dos professores diante dos desafios enfrentados da inclusão. O objetivo geral da pesquisa é esclarecer que a educação inclusiva é muito mais que a inserção de alunos especiais na escola, ela transpassa esse significado, pois trabalha o social dos discentes, trazendo assuntos impactantes para a sociedade atual. Os objetivos específicos baseiam-se na importância do professor que neste processo é essencial, pois é ele quem transmite os conteúdos que vai além da aprendizagem, do desenvolvimento cognitivo, intelectual e social. Por isso a capacitação do professor é essencial. A pesquisa apresenta breves palavras sobre o surgimento do professor no Brasil e a importância da capacitação deste profissional, para exercer sua função de maneira correta e completa. Este estudo fundamentou-se na revisão bibliográfica tendo vários autores na pesquisa como MAZZOTTA (1996) PIAGET (1982), e SASSAKI (1998), pesquisas realizadas em livros, artigos científicos e sites especializados sobre a temática, buscando revisar os referenciais teóricos acerca do tema a importância de uma educação inclusiva e completa. O estudo trás na revisão de literatura uma abordagem da metodologia e os procedimentos utilizados para a realização desse estudo, o qual adotou a pesquisa bibliográfica e qualitativa para a fundamentação. Nos resultados e discussões discorremos sobre os estudos realizados sobre o tema e nas considerações finais destacamos a importância da realização de pesquisas futuras sobre essa temática.
Palavras-chave
Educação. Desafios. Inclusiva. Professor. Possibilidades.