Informações
Título do Trabalho
PROBLEMAS ENFRENTADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL APÓS A PANDEMIA
Ano
Resumo
Este artigo versa sobre o seguinte tema: Problemas enfrentados no Ensino Fundamental anos iniciais e finais após a pandemia. Trata-se de um tema relevante para a atual conjuntura da educação. Este artigo tem como objetivo geral: analisar problemas enfrentados no Ensino Fundamental pós- pandemia. E como objetivos: Identificar e descrever o ensino no período da pandemia; identificar e descrever os problemas enfrentados no ensino fundamental pós pandemia; caracterizar as dificuldades apontadas pela literatura sobre o período pós pandemia. Utilizou-se da metodologia da pesquisa bibliográfica, na qual coletou-se dados sobre o contexto pandêmico e pós-pandêmico referente à educação. Tem como referenciais: Nóvoa (1997), Matta et al (2021), Santos (2020), Silva, Santos e Paula (2020), entre outros. A pesquisa mostrou que no período da pandemia, a educação formal foi ofertada no formato remoto, no híbrido e, posteriormente, houve a volta ao presencial. Durante o período de aula remota, houve desafios para profissionais envolvidos na educação. Os professores tiveram que adaptar seu modo de ensino para o meio virtual, muitos não sabiam mexer nas tecnologias necessárias, durante a pandemia, e tiveram que aprender em um curto espaço de tempo. Por outro lado, alunos em situação de vulnerabilidade social que não tinham acesso à tecnologia e/ou a internet para assistir aula, pais analfabetos que não conseguiam ensinar as tarefas aos filhos, entre outros. Tais fatores contribuíram para provocar prejuízos significativos à educação, especialmente, no Ensino Fundamental, ultrapassando o período pós-pandemia, de modo que, requer ações capazes de contribuir na sua superação. Portanto, conclui-se que os dados construídos mostram uma defasagem no processo de ensino e aprendizagem, o que requer que escola, professores, equipe pedagógica, pais, alunos e poder público deem uma atenção conjunta no sentido de que caminhem lado a lado com o objetivo de sanar tais dificuldades.
Palavras-chave
Ensino Fundamental. Pós-pandemia. Dificuldades. Alunos.