O presente trabalho discorre sobre o tema Os recursos didáticos propícios para a Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar quais recursos didáticos são adequados para ser utilizados na Educação de Jovens e Adultos - EJA. E como objetivos específicos: identificar as principais características da EJA; citar os principais recursos didáticos utilizados na educação; e analisar quais recursos didáticos são propícios para a faixa etária do público da EJA. Para dar conta dos objetivos delineados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Tem como referenciais: Pedroso (2010), Souza (2007), Ramos (2010), entre outros. A partir dos dados coletados, foi possível compreender que a EJA perpassa todas as modalidades de ensino formal, tendo como público-alvo alunos que não tiveram acesso à escola ou que não concluíram o ensino na idade certa. Também foi observado que devido ao público, a Educação de Jovens e Adultos precisa de recursos didáticos compatível com a idade e interesse dos alunos. Nesse sentido, considerando a diversidade e escolha de recursos didáticos pelo professor, teremos bons aliados no processo de ensino e aprendizagem. Ademais, percebeu-se que recursos didáticos como quadro, lousa, computadores e cartazes são propícios para a EJA. Dessa forma, para que os recursos didáticos sejam úteis, precisam ser relacionados às demandas da EJA, e o professor saiba selecionar e usar de forma adequada.
Palavras-chave
Recursos didáticos. Educação de Jovens e Adultos - EJA. Material para o EJA.