O tema abordado neste trabalho é: Os motivos da desmotivação dos professores da Educação de Jovens e Adultos. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar quais fatores contribuem para a desmotivação dos professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA. E como objetivos específicos: identificar as características da EJA; pontuar o que contribui para a desmotivação dos professores; descrever as ações da escola frente à desmotivação dos professores da EJA. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Tem como referenciais: Brunel (2004), Freire (2006), Gadotti (1996), entre outros. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário que foi aplicado com uma coordenador pedagógica e quatro professores. Os dados mostraram que a EJA tem características específicas, as quais se apresentam como desafiadoras para os educadores. Quanto à desmotivação dos docentes, a evasão escolar foi o mais apontado. Referente à escola, esta oferta estratégias positivas frente a desmotivação dos professores. Ao finalizar este trabalho, pode-se concluir que o maior motivo que causou a desmotivação dos professores da EJA é a evasão escolar, pois eles preparavam suas aulas e, ao chegar na sala, encontravam um número mínimo de alunos que se dividiam entre os que tinham uma perspectiva de futuro, pois tinham plena convicção que ao concluir o Ensino Médio, iriam ingressar em uma faculdade, buscando a área que mais se identificassem e os que queriam apenas a conclusão e o diploma em mãos só tentariam buscar uma melhor condição de vida.
Palavras-chave
Educação para jovens e adultos - EJA. Desmotivação dos professores. Evasão escolar.