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MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA PARA GESTÃO DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARATUBA, CEARÁ
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Título do Trabalho
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA PARA GESTÃO DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARATUBA, CEARÁ
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Resumo
A Motivação e a liderança são os elos entre o que a organização busca alcançar e o que os funcionários podem contribuir com o sistema de produção. Determinar quais ações voltadas à prestação de serviço de qualidade, eficiência e produção são benefícios, principalmente sob a orientação de gestores públicos que buscam atender às necessidades da comunidade. A influência e aplicação da teoria da motivação, teoria e estilo de liderança afetarão os resultados dos serviços prestados. Reconhecer o estilo de liderança utilizado e o papel do líder na organização, analisar a aplicação da teoria da motivação relacionada às necessidades do ambiente de trabalho, examinar a relação entre motivação e liderança e produtividade e determinar o uso proposto de motivação e liderança são ações importantes no processo. O modelo de pesquisa adotado foi do tipo qualitativo e descritivo. O estudo foi realizado em uma escola pública da cidade de Aratuba-Ceará. Durante o período de coleta de dados, todos os professores e equipe gestora com vinculo profissional na entidade foram convidadas a participar da pesquisa. A coleta de dados foi realizada em novembro e dezembro de 2020, por meio de questionários semiestruturados para obtenção de informações. Em circunstâncias normais, a equipe de gestão mostra-se consistente com as práticas e objetivos de trabalho, e suas características são os pontos relevantes de práticas de gestão eficazes, visando a unidade das características da liderança organizacional, a fim de buscar estimular a motivação da equipe para realizar o trabalho. O relacionamento entre os profissionais institucionais deve ser
pautado em uma perspectiva integrada nos princípios de motivação e liderança para amenizar os efeitos
negativos e ruídos de comunicação, para assim, não prejudicar o desempenho da equipe. É benéfico fornecer treinamento para todos: gestores e funcionários, garantindo que todos entendam suas responsabilidades, compartilhadas para reduzir disfunções, baixa autoestima, desmotivação e aborrecimento. Porém, pode-se observar que o cenário observado é benéfico para a equipe, há espaço para o diálogo e tanto a equipe de gestão quanto os colaboradores desejam participar.
Palavras-chave
Organização. Motivação. Liderança. Gestão.