Resumo
Este trabalho tem como tema: A evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo geral: analisar a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA. E como objetivos específicos: identificar as características da Educação de Jovens e Adultos; identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar na EJA; analisar a fala dos alunos da EJA sobre a evasão escolar. Para responder aos objetivos propostos, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica. Tem como base teórica os referenciais: Brasil (2000), Brunel (2004), Gadotti (2008), Gil (2002), Oliveira (1999), Pedroso (2010), Silva e Arruda (2012), entre outros. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, o qual foi aplicado com dois estudantes da educação de jovens e adultos, que são participantes da pesquisa em questão. Os dados identificaram que a EJA é uma modalidade de ensino da Educação Básica, que tem como público jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade certa. Esses alunos apresentam idades variadas e, em sua maioria, são de famílias com baixa condição financeira. No que se refere aos motivos que contribuem para a evasão escolar na EJA, identificou-se a desmotivação e a falta de sintonia entre escola e realidade do público atendido. Nesse sentido, tal falta de sintonia pode contribuir para desmotivar ainda mais os educandos. No tocante ao que os alunos da educação de jovens e adultos falam sobre a evasão escolar, os dados mostram que os participantes apontam a necessidade de trabalhar como a principal causa de evasão, seguido de ter filhos. Apontam ainda que gostam de estudar e reconhecem a importância dos estudos. Dessa forma, conclui-se que a EJA é uma modalidade de ensino com características específicas, que tem como função reparar a falta de escolaridade, atendendo jovens e adultos que ainda não concluíram a Educação Básica, sendo que a oferta à EJA não é suficiente para evitar a questão em discussão.