Resumo
Este artigo tem como tema: As metodologias dos professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA em face dos diferentes níveis de saberes dos alunos. Tem como objetivo geral: analisar as metodologias dos professores da EJA frente aos diferentes níveis de saberes dos alunos. E como objetivos específicos: identificar as principais características da EJA; identificar as metodologias empregadas pelos professores da EJA; refletir como as metodologias dos professores da EJA contribuem para o ensino. Em relação à metodologia, o presente artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário. Tem como referenciais: Brandão (2003), Freire (1997), Gadotti (1996), entre outros. A partir da literatura levantada, foi possível identificar que os diferentes níveis de saberes dos educandos de uma mesma turma da Educação de Jovens e Adultos podem se constituir como um desafio. Diante das respostas dadas pela educadora ao questionário, foi possível identificar que existe uma grande diferença de idade dos alunos da sua turma, assim como referente aos seus níveis de saberes. Também foi possível identificar que a professora pesquisada utiliza metodologias diversificadas, as quais são pertinentes para atender à diversidade de demanda existente em sua sala de aula. Nessa perspectiva, é possível concluir que a disparidade de conhecimentos na EJA se presenta como um dos principais desafios dessa modalidade de ensino, no entanto, a utilização de estratégias pedagógicas adequadas às demandas da turma, ou seja, que considera os sabres prévios dos alunos, suas potencialidades e necessidades pode minimizar esse desafio e tornar o processo de ensino-aprendizagem com mais equidade e significação.