Resumo
Este trabalho tem como propósito discorrer sobre o tema: As contribuições da ludicidade para os alunos com dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental. Esta pesquisa apresenta o seguinte objetivo geral: analisar como a ludicidade contribui para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem. E como objetivos específicos: identificar as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem dos educandos; conhecer contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem; e analisar estratégias de professores utilizadas com alunos que expressam dificuldades de aprendizagem. Para responder aos referidos objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, em uma escola pública. Baseou-se em referenciais como: Antunes (2008), Costa (2005), García (1998), Kishimoto (1997), Leite (1998), Martins (2012), entre outros. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário, o qual foi aplicado com três professoras do Ensino Fundamental, atuantes na supracitada instituição educacional. Como respaldo para a interpretação dos dados, tomou-se por base a revisão de literatura. Dito isso, os dados apontaram que os jogos e as brincadeiras são formas de atrair o aluno para interagir e, assim, ter um bom êxito na aprendizagem. Dessa forma, a ludicidade, empregada em tais estratégias, pode contribuir significativamente para ajudar o aluno a superar as dificuldades de aprendizagem. Por fim, chega-se à conclusão de que é possível ensinar brincando por meio de atividades lúdicas com vistas no aprendizado e desenvolvimento da criança, contribuindo para uma formação nos aspectos físicos, sociais, afetivos e mentais, pois desenvolve a curiosidade, a criatividade e a imaginação. Desse modo, percebe-se que brincando, a criança aprende com mais prazer, de modo que o brinquedo é um dos recursos que possibilita a criança compreender o mundo onde vive.