Resumo
Este trabalho tem como tema: a relação família e escola. Para dar conta do problema exposto, definiu-se como objetivo geral: analisar como ocorre a relação família e escola. Como objetivos específicos: identificar o que é educação; identificar os responsáveis pela educação; identificar a importância da relação família e escola; listar e analisar as dificuldades quanto à relação entre família e escola. Para dar conta de responder a estes objetivos foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica. Tendo como base autores como: Carvalho (2004), Durkheim (1978), Tiba (1996), entre outros. Os dados coletados apontam que a educação consiste em uma ação de passar saberes, valores e costumes de uma geração para outra. Quanto à responsabilidade pelo processo educativo, cabe à família e à escola a sua promoção. O que requer que ambas caminhem de mãos dadas, precisando assim ter uma boa relação. Esta, por sua vez, apesar de ser fundamental e contribuir tão positivamente no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, não se constitui como fácil de estabelecer. Entre as dificuldades identificadas está a culpabilização entre pais e professores, a falta de comprometimento dos primeiros para com a educação dos filhos, reuniões entre pais e mestres marcadas por desconfortos e pouco envolvimento dos pais, etc. Uma das estratégias que a escola pode utilizar para aproximar a família da instituição consiste em estimular o envolvimento da família nas tomadas de decisões da escola, como referente à gestão democrática, entre outros. Dessa forma, é possível concluir que a relação da família e a escola contribui positivamente para o processo educacional, no entanto, não se constitui como algo fácil de estabelecer, em virtude de vários fatores.