Este trabalho tem como tema: A relação entre a frequência escolar no ensino fundamental I e o apoio da família do estudante. Tem como objetivo geral: analisar a relação entre a frequência no ensino fundamental I e o apoio da família do estudante. Como objetivos específicos: identificar a responsabilidade da frequência escolar de acordo com documentos orientadores; identificar e pontuar
os motivos que levam os alunos a faltarem as aulas do Ensino fundamental I; analisar a relação entre
faltas e o apoio da família do estudante na perspectiva do professor. Para responder aos objetivos deste
trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, e aplicado um questionário para a coleta
dos dados. Como aportes teóricos tem: Lopez (2000), Paro (2000), Saviani (2004), entre outros. Os dados coletados no levantamento bibliográfico demonstram que a educação é dever do Estado, da família, da sociedade e da escola por meio da oferta de serviço pelo Estado e do acompanhamento e colaboração da família e da sociedade. Mediante as respostas do questionário com profissionais participantes da pesquisa, percebe-se que a infrequência escolar ocorre continuamente na instituição, com um número elevado de alunos quando comparado ao tamanho da escola, situação que piorou após a Pandemia da COVID-19. Diante disso, foi possível concluir que a infrequência escolar está relacionada com a falta de compromisso dos familiares desses alunos, esse descompromisso está relacionado à condição social de tal família. Também foi possível constatar que a infrequência escolar é ocasionada em decorrência de vários fatores relacionados entre si.