Resumo
A Maneira do Mestre Jesus Cristo iniciar sua prática pedagógica foi com um grupo de homens incultos e marginalizados, que eram considerados a escória da sociedade e muitos deles viviam na dormência da anulidade ou da autocomiseração. Ele usou como estratégia o despertamento para o desejo ao empoderamento de si mesmos, uma vez que não estavam de todo cônscios de seus algozes internos, para depois serem capazes de ponderar criticamente e garantir um enfrentamento legítimo diante das segregações a que estavam submetidos. O Mestre soube identificar as diversas limitações de seus discípulos, mas foi igualmente sensível para perceber todo o potencial existente neles. Ao se apropriar das Parábolas, Ele se utilizou de uma técnica que apesar de não ser unicamente sua, por já ser aplicada não só por seus antecessores do Velho Testamento, mas especialmente por rabinos de seu tempo. Sua estratégia de embasamento era de acordo com as vivências da comunidade, onde Ele
incluía a realidade local em seus ensinamentos inéditos e profundos, sendo este o seu diferencial, que garantia uma maior inteligibilidade por parte de seus ouvintes que eram pessoas simples e rudes. Na Escola da Vida a técnica pedagógica que foi mais amplamente aplicada por Cristo, foram as Parábolas, contudo tiveram também os Sermões, os diálogos, a sua maneira de ser e de viver ou mesmo o seu silêncio. Jesus mesmo sendo um líder nato, não tinha interesse de massificar, castrar ou manipular seus aprendentes, seu intuito era impulsionar as pessoas a se perceberem enquanto seres no mundo, com autenticidade, liberdade e criticidade na busca de sua autonomia.