O presente artigo discute sobre “A leitura e a escrita no ensino infantil,” tendo como objetivo ressaltar
sua importância associada aos sucessos e desafios para a construção do processo de ensino e aprendizagem da criança nesta etapa da educação escolar, além de mostrar os sucessos e retrocessos
nessa modalidade de ensino. O estudo utilizou o método de pesquisa bibliográfica e qualitativa, com fundamentações de autores como SILVA (1985), ZILBERMAN (2003), FERREIRO (1993) entre outros,
que no percurso dos estudos deram ênfase a educação e em especial a educação infantil, além de pesquisas em sites de busca, revistas eletrônicas especializadas nessa temática. Para melhor entendimento da leitura o trabalho está dividido após a partir da fundamentação teórica discorrendo de
forma Breve sobre o histórico da Educação no Brasil, em seguida fazemos uma abordagem acerca da
Função social escolar e finalizamos essa parte sobre os Sucessos e retrocessos da leitura e escrita na
educação infantil. Na sequência apresentamos a metodologia utilizada para a fundamentação teórica,
posterior as metodologias mostramos os resultados e discussões e por fim as considerações finais. Portanto, espera-se que este trabalho possa contribuir para pesquisas futuras sobre o tema em questão aperfeiçoando e buscar fortalecer os estudos já existentes.