Resumo
O presente artigo tem como tema: A importância do psicólogo no ambiente escolar. Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral: analisar a importância de um psicólogo no ambiente escolar. E como objetivos específicos: identificar as principais atribuições do psicólogo na escola; identificar a demanda escolar pela atuação de um psicólogo; conhecer os possíveis desafios para a escola ter um psicólogo em sua equipe. A pesquisa é de abordagem qualitativa, bibliográfica. Tem como referenciais: Cassins et al (2007), Moreira e Oliveira (2016), Souza (2011), entre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário com a coordenadora de uma escola pública, localizada no Estado do Rio Grande do Norte - RN. Os dados coletados ressaltam que entre as atribuições de um psicólogo escolar está auxiliar o professor e a gestão frente aos processos de ensino e aprendizagem, dando suporte relacionados aos conhecimentos da psicologia sobre esse processo. Referente à demanda escolar pela atuação de um psicólogo, constatou-se que existe tal demanda e é ocasionada em virtude do aumento do número de alunos com dificuldades de aprendizagem, com deficiência e síndrome na escola. No que diz respeito aos desafios para ter um psicólogo na equipe escolar, os dados revelam que se refere à desvalorização de profissional no ambiente escolar, pouca oferta de concurso para o cargo e a disponibilização de um ou dois psicólogos para atender as escolas de uma município. A partir das informações, conclui-se que a atuação de um psicólogo no ambiente escolar constitui-se de fundamental importância para a oferta de uma educação de qualidade, e que deveria ser mais valorizada nas escolas seja elas públicas ou privadas, e que as dificuldades enfrentadas da comunidade escolar não dependem apenas do professor e aluno, e que, muitas vezes, o sucesso na aprendizagem depende da solução de problemas psicológicos.