Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso discorre sobre as contribuições da ludicidade para a Educação Infantil. Para responder ao problema, o presente trabalho tem como objetivo geral: analisar
as contribuições da ludicidade para a Educação Infantil. E como objetivos específicos: identificar a definição de ludicidade; analisar as contribuições da ludicidade para a Educação Infantil; identificar
jogos e brincadeiras para a Educação Infantil. Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Nesse sentido, usou referenciais como: Friedmann (1996), Lima et al. (1986), Vygotsky (1991), entre outros. Os dados levantados mostraram que a definição de ludicidade passou por várias mudanças ao
longo do tempo, contemplando, atualmente, entre outros aspectos, os jogos e a brincadeiras. Quanto às
contribuições da ludicidade para a Educação Infantil, foi constatado que as crianças aprendem melhor
por meio do lúdico. Dessa forma, a ludicidade contribui para a Educação Infantil por proporcionar situações de aprendizagem em que a criança tem a oportunidade de expressar-se, brincando. Pois, é na
brincadeira que a criança expressa afetos, emoções, resolução de problemas, entre outros. No que diz
respeito aos jogos e brincadeiras para a Educação Infantil, identificou-se amarelhinha, teatrinho, telefone sem fio, entre outros. Dessa forma, conclui-se que a Educação Infantil é uma etapa do ensino formal que, em virtude da idade do seu público, as metodologias de ensino devem contemplar a ludicidade, porque esta contribui para estimular e mediar o ensino de forma prazerosa e interativa. A definição do lúdico muda, mas sua eficácia é sempre importante. Assim, a ludicidade deve ser empregada nas práticas pedagógicas a partir de um planejamento que contribua na realização das finalidades educativas para as quais ela se destina.