Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, buscando ter uma melhor compreensão de todos os aspectos que leva a mediar e influenciar no desenvolvimento para a aprendizagem dos discentes. Ela torna os docentes e os cidadãos, confiantes em si mesmo, com a sua escola e em toda sua vida. Sabe-se que de fato o professor se torna um mediador, pois estabelece uma aprendizagem de qualidade, melhorando assim a relação professor e aluno. Este trabalho contempla uma revisão de literatura, levando em consideração sua fundamentação teórica, com argumentos específicos de autores como WALLON (2008), FREIRE (2000), VYGOTSKY (1994), entre outros, além de pesquisas realizadas em bases acadêmicas, sites de busca como Scopus, Google Scholar, artigos científicos, revistas eletrônicas especializadas na temática. Os resultados nos levam a ter uma melhor visão e compreensão para entender o poder que o afeto tem. O artigo está dividido de forma que permita ao leitor acompanhar uma sequência lógica, iniciando a partir da revisão de literatura: que discorre sobre Afeto e afetividade: aspectos conceituais, em seguida aborda a Afetividade na aprendizagem da criança e por fim aborda acerca da Afetividade no contexto familiar. Posterior a esses tópicos, realizamos uma explanação sobre a metodologia utilizada na qual utilizamos uma pesquisa bibliográfica e qualitativa; na sequência, apresentamos os resultados e discussões, e, por fim, as considerações finais.