O presente trabalho de pesquisa tem como tema: Como o currículo é adaptado no processo de inclusão escolar. Como objetivo geral: analisar como ocorre a adaptação curricular no processo de inclusão escolar. E como Objetivos específicos: identificar a importância da adaptação curricular; identificar o que é adaptação curricular na percepção dos professores; identificar as possíveis dificuldades do professor para adaptar o currículo no processo de inclusão. A pesquisa foi de natureza qualitativa, bibliográfica, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário que foi aplicado com três professoras que tem aluno com deficiência em suas turmas do Ensino Fundamental I, em uma escola pública brasileira. Tem como referenciais: Anscow e Ferreira (2003), Mantoan (2003), Veiga (2002), entre outros. Os dados coletados ressaltam a importância da adaptação curricular no processo educacional inclusivo. Demonstra também que as professoras participantes da pesquisa compreendem o significado de currículo e de adaptação deste, mas apontam que a efetivação da inclusão ainda é uma utopia. Chegou-se à conclusão que a educação inclusiva ainda precisa de muitas mudanças, que os professores e funcionários precisam de mais capacitação para poder fazer as adaptações curricular para cada aluno, e também que os alunos com deficiência precisam de um acompanhamento individualizado para o melhor desempenho de suas habilidades. Bem como, que a adaptação curricular apesar de tão importante, ainda não está concretizada na escola pesquisada. E que o número de aluno com deficiência é apontado como uma dificuldade na efetivação do processo educacional na perspectiva da inclusão.