O presente artigo trata da função social da escola na vida dos alunos da EJA. A Educação de Jovens
e Adultos (EJA) defende o direito da educação para todos, especialmente para aqueles que não conseguiram frequentar a escola ou até frequentaram alguns anos escolas, porém desistiram durante
o caminho acadêmico devido a alguma dificuldade. Por isso mesmo é um segmento muito importante
para a concretização da democratização educacional. A função social escolar insere-se neste segmento como um elemento essencial que contribui para que a EJA possa acontecer de forma concreta e para que haja o desenvolvimento social do aluno. Dessa forma, a função social escolar não se restringe simplesmente ao ato de sintetização de conhecimentos cognitivos, como muitos pensam; ela envolve a cidadania, o respeito, a cultura e o mercado de trabalho, e para isso o trabalho do mediador é essencial a partir da utilização de planejamentos que sintetizem os conhecimentos e estimulem o pensar crítico do educando. A realização desse trabalho se deu através de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, cujo objetivo é mostrar a importância da função social da escola na vida dos alunos da EJA, trazendo conceitos históricos, concepção de uso da função social e formas de ser trabalhada, com base em estudos de autores como GOMES (1988), ORSO (2008) SAVIANI (2014) entre outros, além de fundamentar-se em artigos científicos e legislação referente à temática. Portanto, acredita-se que este trabalho contribuirá para as pesquisas sobre o tema em questão complementando os conhecimentos já existentes para com isso aperfeiçoar e fortalecer os estudos que vêm sendo feitos.
Palavras-chave
Função Social. Educação de Jovens e Adultos. Planejamento.