Resumo
Esse trabalho apresenta como tema: Como ocorre a evasão escolar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA? Com o intuito de responder ao problema de pesquisa, delineou-se como objetivo geral: analisar como ocorre a evasão escolar na EJA. E como objetivos específicos: identificar as características do público da EJA; identificar as possíveis causas da evasão escolar na EJA; analisar a evasão escolar na EJA. O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica. Tem como base teórica os referenciais: Arroyo (1997), Freire (2002), Gadotti (2008), Pinto (1989), Santos (2013), dentre outros. Os dados apontam que o público da Educação de Jovens e Adultos é composto, principalmente, por jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e risco social. Pessoas que não tiveram acesso ao ensino formal ou que não concluíram os estudos na idade certa. Quanto às possíveis causas que contribuem para a evasão escolar na EJA, identificou-se que questões sociais estão ligadas à evasão. Muitos alunos trabalham o dia todo e se sentem cansados e desestimulados para ir à escola à noite. Ademais, as questões de falta de acesso a transporte para chegar à escola e gravidez não planejada estão entre os fatores sociais. Quanto aos aspectos relacionados à escola, a falta de materiais didáticos próprios para a EJA contribui para a evasão escolar, assim como metodologias pedagógicas, entre outros. Dessa forma, conclui-se que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que atende jovens e adultos que não concluíram o ensino formal na idade certa. Muitos desses alunos estão em situação de vulnerabilidade social, o que contribui para que ocorra a evasão escolar. Entre as possíveis causas da evasão na EJA, foram identificados: metodologias didático-pedagógicas, relação professor-aluno, ausência de qualificação profissional e falta de investimento por parte do Estado.