Resumo
O presente trabalho aborda o tema: A contribuição da Literatura Infantil para o processo de alfabetização no Ensino Fundamental. O trabalho apresenta como objetivo geral: analisar a contribuição da Literatura Infantil no processo de alfabetização no Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: discorrer sobre o que a literatura diz sobre o processo de alfabetização; identificar os principais gêneros da Literatura Infantil; citar contribuições da Literatura Infantil no processo de alfabetização no Ensino Fundamental. Nesse contexto, o estudo foi realizado a partir de uma pesquisa de caráter bibliográfico, tendo como referenciais: Barbosa (1999), Coelho (2000), Coutinho (2008), Cunha (2003), Ferreiro (1996), Freire (1996), dentre outros. Assim, o trabalho versa sobre a contribuição da Literatura Infantil na formação do leitor, considerando vocabulário, imaginação de novos mundos, personagens e situações. Além disso, proporciona ao educando a oportunidade de exercer autonomia sobre o que pensar, imaginar e escrever. Como resultado desse estudo, apresenta-se a contribuição que a Literatura Infantil oferece ao educando quando utilizada como recurso pedagógico, o que resulta em riqueza cultural, desenvolvimento do pensamento crítico, desempenho linguístico, plasticidade e estética, sendo ela vista não apenas como momento disperso de lazer, mas como fonte inspiradora para o crescimento e desenvolvimento da criança em seu processo de construção de futuro leitor. Portanto, conclui-se que a Literatura Infantil é um recurso pedagógico no processo de alfabetização no Ensino Fundamental que atende aos destaques pincelados.