Resumo
Este trabalho tem como tema: De que forma acontece a comunicação entre família e escola? Com o intuito de responder ao referido problema, foi traçado como objetivo geral: analisar como ocorre a comunicação entre a escola e a família dos educandos. E, como objetivos específicos: identificar os meios de comunicação que são utilizados no processo de comunicação entre escola e família; identificar as dificuldades enfrentadas pela escola no processo de comunicação com a família; analisar estratégias de enfrentamento das dificuldades de comunicação entre a escola e as famílias. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, em uma escola privada da Educação Infantil, com os professores dos níveis: III, IV e V. Foi utilizado como técnica de coleta de dados um questionário. A pesquisa está fundamentada em Bernabé et al (2016), Cavalcante (1988), Diogo (1998), Montandon (1994), Perrenoud (2000), entre outros. Os dados coletados mostraram que existem diversos meios que podem ser utilizados na comunicação da escola com a família, como agenda escolar, bilhete, meios digitais, reuniões de pais e mestres, entre outros. Constatou-se que os maiores problemas apontados pelas professoras pesquisadas frente às reuniões de pais e mestres diz respeito à ausência dos pais e falta de comprometimento destes para com a educação formal dos filhos. Quanto aos problemas enfrentados, os motivos são falta de tempo dos pais, não entendimento destes sobre a importância da vida escolar, entre outros. Os dados ainda evidenciaram que quanto mais os pais e a escola estiverem envolvidos, existirá uma maior competência para o desenvolvimento de diversas habilidades por parte dos alunos. Portanto, conclui-se que a comunicação entre família e escola é importante para o processo de desenvolvimento e aprendizado dos alunos, no entanto, a escola enfrenta desafios para promover esta relação de forma mais efetiva.