Este trabalho foi desenvolvido para demonstrar como é o funcionamento de uma empresa do ramo de comércio varejista em geral com predominância em produtos alimentícios no município de Aratuba-Ce, assim como suas fragilidades, obstáculos ao administrá-la e as estratégias desenvolvidas ao longo dos anos. Para tal, foram apresentadas teorias referentes à administração de empresas, bem como aspectos de uma empresa convencional e aspectos administrativos básicos, ou seja, conceitos mínimos necessários para uma boa administração, assim como apresentado por alguns autores explorados por este trabalho. Além disso, foi realizada uma breve pesquisa de satisfação dos consumidores, esta teve como objetivo mostrar um gráfico da realidade da empresa comercial diante de um mundo modernizado, rodeado de concorrentes e com um público mais exigente. Outro ponto relevante no decorrer da pesquisa
foi o uso da ferramenta da análise de SWOT, usada como base para possíveis melhorias no âmbito empresarial que se encontra passando por possíveis problemas organizacionais, passando a descrever as informações obtidas nesta organização e realizando um estudo de caso para comprovar a autenticidade ou não das teorias apresentadas neste trabalho.
Palavras-chave
Empresas. Administração. Análise de SWOT. Consumidores.