Resumo
O presente artigo discute sobre o tema sobre “Jogos e brincadeiras como ferramentas facilitadoras da
aprendizagem infantil”, o mesmo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, cujo objetivo é abordar sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, na construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos. Na educação infantil o ato de brincar torna-se fundamental para que a criança aprenda consigo mesmo a entender o mundo, pois como o brincar para a criança é algo considerado natural, a criança durante o brincar, consegue aprender de forma agradável e ao mesmo tempo consegue se expressar de forma que se o docente estiver a observar, consegue perceber as necessidades e com isso contribui no planejamento mais adequado para cada criança. Esta pesquisa foi desenvolvida, utilizando vários autores como KISHIMOTO (1993), BORBA (2005), RIZZO (2001), além das pesquisas em sites, artigos científicos e revistas eletrônicas especializadas nessa temática, entre outros tendo como resultado desse estudo a valorização do Brincar na educação e a necessidade de torna-lo necessário para a aprendizagem das crianças de forma prática e objetiva. Portanto, acredita-se que este trabalho contribuirá para as pesquisas já existentes sobre os jogos e as brincadeiras que são considerados de fundamental importância na Educação Infantil. Sendo necessário que o professor se capacite para obter conhecimentos teóricos e melhorar o trabalho com o ato de brincar em sala de aula, proporcionando o seu desenvolvimento tanto cognitivo, social, emocional e físico motor dos alunos.