Coleção
TCC
Item
Os benefícios proporcionados pela música no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
Informações
Título do Trabalho
Os benefícios proporcionados pela música no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
Ano
Resumo
O presente artigo traz a abordagem sobre a música na educação infantil. Busca reconhecer a importância da musicalização no processo de ensino e aprendizagem, além da possibilidade da sua utilização como uma ferramenta essencial para um excelente trabalho pedagógico, e para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Por isso se justifica, a musicalização está presente nessa etapa do ensino e se consolida como um processo contribuinte para o desenvolvimento psicomotor, lúdico, motivacional de leitura e escrita, da comunicação e da linguagem de modo geral. A metodologia deste trabalho enquadra-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e buscou sua fundamentação em autores como ALENCAR (2010), ANDRADE (2012) e BRITO (2003), além de pesquisas realizadas em revistas eletrônicas especializadas nessa temática, artigos científicos e sites de busca. Enquanto resultados, destacou-se que a musicalização contribui consideravelmente em diversos aspectos que podem influenciar positivamente na construção do saber do educando, como a socialização, a inteligência, a imaginação, coordenação motora, expressividade, percepção espacial e sonora, entre outros. A
pesquisa permiti determinar o conteúdo e a capacidade de se engajar em um processo de aprendizagem que estimula a criatividade e a emoção, além do valor da música como linguagem artística, da interdisciplinaridade do conteúdo e do envolvimento e relevância de diferentes áreas do conhecimento na educação infantil em todos os Campos de Experiências e objetivos de aprendizagem apresentados estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conclui-se, portanto, que se constata a necessidade de um maior engajamento da escola e professores no que se refere ao planejamento de ações que busquem explorar essa temática de forma que aborde vários contextos que permeiam o desenvolvimento humano, as noções de cultura e sociedade, destacando a participação da música nesse processo.
Palavras-chave
Educação. Inclusiva. Professor. Capacitação.