Coleção
TCC
Item
A DISPARIDADE DE NÍVEIS EDUCACIONAIS DOS ALUNOS INCLUIDOS NA MESMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Informações
Título do Trabalho
A DISPARIDADE DE NÍVEIS EDUCACIONAIS DOS ALUNOS INCLUIDOS NA MESMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ano
Resumo
O presente trabalho tem como tema: A disparidade de níveis educacionais dos alunos incluídos na mesma turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA. O trabalho parte da seguinte problemática: como são os níveis educacionais dos alunos da EJA? Dessa forma, determinou-se como objetivo geral: analisar os níveis educacionais dos alunos da EJA. E como objetivos específicos: identificar os níveis de saberes de uma turma de estudantes da EJA; identificar os fatores que contribuem para os níveis educacionais dos alunos da EJA; identificar as metodologias trabalhadas em sala de aula da EJA frente à disparidade de níveis de saberes; descrever a relação professor e aluno no processo de ensino de aprendizagem. Tem por base a pesquisa qualitativa, bibliográfica. Tem como referenciais: Andrade (2004), Demo (2002), Freire (2006), entre outros. Utilizou-se como instrumento de coletas de dados a observação e um questionário. Teve como lócus uma escola pública, mais especificamente, uma sala do 3o período da EJA e a professora que nela atua. Na referida sala foi desenvolvida observação e com a professora aplicado um questionário. Os dados coletados apontaram que a existência de disparidade no nível de aprendizagem dos estudantes de uma mesma turma é algo natural. No entanto, a sala pesquisada apresenta uma realidade preocupante, devido ao extremo de diferenças. A professora pesquisada além de demonstrar preocupação e buscar por melhorias, atribui o fato dessa diferença a possíveis dificuldades e transtornos de aprendizagem, visto que a turma demonstra enorme interesse em aprender. Também supõe que tais disparidades de aprendizagem sejam consequências da pandemia da COVID-19. Quanto às metodologias da professora frente às disparidades de saberes dos alunos, foi possível identificar que a referida educadora utiliza metodologias como: observação para identificar os níveis de saberes, atividades diferenciadas, filmes, documentários, projetos, entre outros. No que diz respeito à relação professor e aluno, dar-se de forma respeitosa e muito boa. Dessa forma, conclui-se que os objetivos da pesquisa foram alcançados, pois identificou-se que os educandos da EJA apresentaram disparidades nos níveis de aprendizagem e que a professora pesquisada, mesmo diante dos desafios, esforça-se para oferecer as melhores metodologias de ensino, com vistas a contribuir para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos.
Palavras-chave
Níveis educacionais. Educação de Jovens e Adultos - EJA. Relação professor aluno.