O referido trabalho tem como tema: A inclusão escolar de crianças com Autismo na educação básica. Tem como objetivo geral: analisar o processo de inclusão escolar do educando com TEA com base nas políticas de inclusão. E como objetivos específicos: identificar as principais características do TEA; identificar o que traz a política nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; identificar o que a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva fala sobre inclusão escolar; identificar as possibilidades e desafios sobre a inclusão escolar do aluno com TEA. O presente texto é fruto de uma pesquisa de caráter bibliográfico. Tem como base teórica as referências: Camargo e Bosa (2009), Gaiato (2018), Gaiato e Teixeira (2018), dentre outros. Os mostram que o TEA passou por várias definições conceituais ao longo da história, atualmente sua definição está ligada ao comprometimento na comunicação e interação social. A política nacional de proteção dos direitos da pessoa com TEA dá as pessoas autistas os mesmos direitos concedidos as pessoas com deficiência. Os dados mostram ainda que política nacional e educação especial na perspectiva da educação inclusiva serve como norte paras os sistemas educacionais brasileiros. Por último, os espaços escolares podem contribuir positivamente para os processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos autistas, mas, para isso é preciso que professores e escola como um todo compreendam o que é TEA e ofertem metodologias apropriadas para as demandas desse público. Dessa forma, conclui-se que o TEA tem sua definição conceitual relativa ao um transtorno do neurodesenvolvimento, que afeta a socialização e a comunicação. Também que a leis garantem alguns direitos, mas ainda há muito o que ser feito para a efetivação da inclusão do aluno com TEA na educação básica.
Palavras-chave
TEA. Inclusão escolar. Política de inclusão. Direitos.