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A DIVERSIDADE TEXTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIA FAVORÁVEL AO ALFABETIZAR LETRANDO
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A DIVERSIDADE TEXTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIA FAVORÁVEL AO ALFABETIZAR LETRANDO
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Resumo
O presente artigo discorre sobre o tema: como os gêneros textuais são trabalhados na Educação Infantil, quando pretende-se alfabetizar letrando. Tendo como objetivo geral: Analisar como os gêneros textuais são trabalhados na Educação Infantil. Como objetivos específicos: Identificar e descrever a definição conceitual de alfabetização e letramento; identificar as metodologias utilizadas para trabalhar gêneros textuais na Educação Infantil; e, identificar possíveis dificuldades para trabalhar gêneros textuais na Educação Infantil. A motivação para a temática deu-se pelo desejo de averiguar como acontece esse processo na prática cotidiana, para a qual utilizou-se a pesquisa qualitativa, bibliográfica, tendo como Lócus uma turma de nível IV de uma escola cooperativa localizada no Rio Grande do Norte-RN, constituída por 13 crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos. Para obtenção dos dados, utilizou-se questionários aplicados com as professoras do Nível IV e Nível V, bem como com a coordenadora pedagógica, além de observação participante na referida turma, o que possibilitou a clareza das respostas pretendidas. Tem como referenciais: Bazerman (2005), Kleiman (1995), Militão (2014), Soares (1998), Vigotsky (2007), entre outros. Nessa fase da pesquisa, as entrevistas livres-conversacionais extraídas da leveza das vivências, muito enriqueceram a compreensão da relação desta com a teoria acessada. De posse da riqueza dessa vivência, apresenta-se aqui uma compilação de toda essa construção declarando quão bonita é a prática de sala de aula que considera a criança como cidadã de direitos, capaz de "ler" mesmo sem conhecer o sistema alfabético, participando ativamente do processo educativo mediado pela diversidade textual, o que permite o encontro com a aprendizagem significativa desde a educação infantil, posto que esta é a primeira etapa da educação básica e deve ser efetivada considerando os direitos de desenvolvimento e
aprendizagem previstas legalmente. Espera-se que este estudo possa contribuir com os educadores
comprometidos com a educação de um século cuja demanda anseia por pessoas capazes de transformar, e não mais de apenas reproduzir a sociedade. Diante dos dados coletados, conclui-se que as professoras e a coordenadora pedagógica entendem a importância do uso dos gêneros textuais na Educação Infantil e os utilizam na perspectiva do Alfabetizar Letrando.
Palavras-chave
Alfabetizar letrando. Gêneros textuais. Educação infantil.