O presente artigo teve como tema: A importância da Educação Ambiental para a formação escolar dos estudantes. Apontamos como objetivo geral: analisar como ocorre o ensino de Educação Ambiental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos: identificar ações voltadas para o ensino da Educação Ambiental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; identificar quais os períodos do ano letivo a Educação Ambiental é trabalhada na escola; e, identificar as metodologias utilizadas pelos professores para trabalhar Educação Ambiental. Em relação à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica. Alguns dos teóricos que embasaram a pesquisa: Bezerra (2009), Brum (2010), Penteado (2001), Santos (2007), Silva (2007) entre outros. Teve como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado com professoras de uma escola da rede municipal brasileira. Os quetionários foram aplicados com as professoras do 3° e 5° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Os dados apontaram que a escola e as professoras desenvolvem ações voltadas para a educação ambiental. Referente ao período do ano letivo, a prioridade é trabalhar a educação ambiental na semana do meio ambiente, com ações esporádicas no decorrer do ano. Quanto às metodologias, utiliza-se várias, sendo que projetos é a que se destaca. Por fim, é possível concluir que a escola pesquisada desenvolve ações com vistas a promover a educação ambiental, tendo ainda alguns pontos a melhorar. Palavras-chave: Educação ambiental.
Palavras-chave
Educação ambiental. Ensino fundamental. Anos iniciais.