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AS DIFICULDADES ENFRETADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS, PÓS-PANDEMIA
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Título do Trabalho
AS DIFICULDADES ENFRETADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS, PÓS-PANDEMIA
Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as dificuldades pós pandemia no processo da alfabetização, tomando como ponto de partida os desafios e dificuldade dos professores do 1o e 2o ano
do ensino fundamental pós-pandemia. Tem como tema: quais as dificuldades enfrentadas no processo
de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, pós-pandemia? Tem como objetivo geral: analisar as dificuldades ocasionadas pela pandemia no processo de alfabetização nos anos iniciais. Como objetivos específicos: identificar e descrever as dificuldades no processo de alfabetização pós- pandemia pontuadas pelos professores; identificar as estratégias metodológicas dos professores frente as dificuldades pós-pandemia; identificar o nível de alfabetização dos alunos pós-pandemia. Para responder aos objetivos da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa bibliográfica. Tem como referenciais: Ferreiro (2003), Silva (2020), Soares e Batista (2005), entre outros. E como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário com duas professoras do ensino fundamental, uma do 1o ano e uma do 2o ano, sendo estas as participantes da investigação. Os dados coletados mostram que pós-pandemia existem dificuldades enfrentadas no processo de alfabetização, tais dificuldades estão relacionadas a aprendizagem dos educandos, por terem chegado ao ensino fundamental sem os conhecimentos base para a alfabetização. Ainda foram identificadas dificuldades referentes a atenção e concentração dos alunos em sala de aula. Quanto as estratégias metodológicas, foi identificado que as professoras participantes utilizam diversas metodologias para enfrentar as dificuldades pós-pandemia, entre elas estão as atividades em grupo, atividades lúdicas e medalhas de honra. Referente ao nível de alfabetização dos alunos, constatou-se que os estudantes das turmas do 1o e 2o ano pesquisadas, chegaram à escola em 2022, a maioria não sabia ler e nem escrever, também não identificavam as letras do alfabeto e nem do próprio nome. No entanto, ao final do mesmo ano, os mesmos alunos tinham superado vários desafios, dessa forma a maioria encontrava-se sabendo ler e escrever. Conclui- se que no período pós-pandemia é possível identificar vários problemas deixados pela pandemia, referente ao processo de alfabetização das crianças. Também, mesmo diante das lacunas ocasionadas pela pandemia referente ao aprendizado dos alunos, a maioria destes conseguiram alcançar um bom desempenho e ultrapassar tais dificuldades.
Palavras-chave
Alfabetização. Pós-pandemia. Dificuldades. Ensino fundamental. Anos iniciais.