Coleção
TCC
Item
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Informações
Título do Trabalho
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ano
Resumo
O presente artigo científico aborda questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem na alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dito isso, temos a seguinte questão: que dificuldades de aprendizagem ocorrem no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino
Fundamental? Para responder ao questionamento, elegemos o seguinte objetivo geral: analisar as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: identificar quais dificuldades ocorrem no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar metodologias usadas pelos professores para identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos; identificar as metodologias utilizadas pelos professores frente às dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Para dar conta de responder aos objetivos, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário. Baseou-se em autores como: Arnaldo (2022), Ferreiro (1989), Garcia (1998), entre outros. O presente artigo teve como participante uma professora que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados apontam que existe um número expressivo de alunos com dificuldades de aprendizagem na alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma turma com 33 estudantes, 14 apresentaram dificuldades. A professora pesquisa aponta que houve um aumento do número de alunos que apresentaram dificuldade de aprendizagem depois da pandemia. Quanto à identificação dessas dificuldades, a educadora informou que, nos primeiros dias do ano letivo, aplica atividades que contemplam letras, números, entre outros, a fim de saber os níveis de alfabetização que se encontram os estudantes. Para tentar solucionar as dificuldades, a professora usa métodos variados, desde o tradicional, até o lúdico. Por fim, a professora também ressaltou que a superação das dificuldades de aprendizagem ocorre de forma lenta e precisa da parceria entre família e escola.
Palavras-chave
Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização. Ensino Fundamental. Anos iniciais.